Literatura e realidade: face negativa do capitalismo em Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Palavras-chave:
Literatura, Admirável Mundo Novo, Face negativa do capitalismoResumo
A literatura, como arte, é uma das formas de imitação, representação e até mesmo prenúncio do por vir na realidade. A obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, é um exemplo desse tipo de manifestação artística. Poder-se-ia dizer que o enredo dela trata das características de um estado totalitário, mas uma análise mais apurada mostra que vai além disso, há também representações de lados negativos do sistema capitalista que se mostram atualmente. Para provar essa afirmação, primeiramente expomos trechos do livro, comparando-o com a atual conjuntura, em seguida mostramos como se dão os sistemas fordista/taylorista e toyotista como modos dominantes de produção e influência sobre a sociedade e fazemos a análise da contribuição de autores críticos do sistema capitalista.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo: Difusão Europeia do Livro,1959.
ARISTÓTELES. Arte Poética. Domínio Público. [20..]. Livro digital disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000005.pdf. >. Acesso em: 20 mar.2022.
CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>.
DEBORD, Gui. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 6-19. Disponível em: <http://ojs2.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1221/709> Acesso em: 20 mar.2022.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 1. ed. Curitiba: Kotter Editorial, 2020.
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. 22. ed. São Paulo: Globo, 2014.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22. Disponível em: <http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educaçao-e-Trabalho.pdf> Acesso em: 20 mar.2022.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view> Acesso em: 20 mar.2022.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1ª edição. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura> Acesso em: 20 mar.2022.