Desenvolvimento Docente e Inclusão social: Uma síntese do contexto histórico da formação docente no Brasil

Autores

  • Sandra Mara Carvalho Campelo Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Inclusão social, Formação continuada, Desigualdade social

Resumo

A formação de professores sempre foi historicamente um dilema nas vidas desses profissionais. Num país que tem uma sociedade marcada por diferenças de cor, raça, gênero, classe, etnia e cheio de desigualdades sociais, onde ainda predomina o preconceito entre as classes sociais. Neste contexto, sendo o Brasil uma nação de homens e mulheres cordiais; deveria também ser uma nação que compreendesse a importância da inclusão. No entanto, apenas com o desenvolvimento da corrente pedagógica principalmente defendida pelo educador Paulo Freire entre os anos 80 e 90, começou haver no Brasil estudos sobre a pedagogia da inclusão e da pedagogia da autonomia. Este trabalho, faz parte do recorte bibliográfico da dissertação de mestrado apresentada à Universidad Autónoma de Asunción - UAA /PY, a qual teve como objetivo geral analisar a experiência docente no referente à inclusão social na rede estadual de ensino público na cidade de Belém do Pará / BR

 

Biografia do Autor

Sandra Mara Carvalho Campelo, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Doutoranda e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Autônoma de Assunción – UAA / PY. Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade, Gestão Educacional e Neuropsicopedagogia, AEE. 

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Publicado

2023-01-29

Como Citar

Campelo, S. M. C. . (2023). Desenvolvimento Docente e Inclusão social: Uma síntese do contexto histórico da formação docente no Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 79–89. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/75