Desenvolvimento Docente e Inclusão social: Uma síntese do contexto histórico da formação docente no Brasil
Palavras-chave:
Inclusão social, Formação continuada, Desigualdade socialResumo
A formação de professores sempre foi historicamente um dilema nas vidas desses profissionais. Num país que tem uma sociedade marcada por diferenças de cor, raça, gênero, classe, etnia e cheio de desigualdades sociais, onde ainda predomina o preconceito entre as classes sociais. Neste contexto, sendo o Brasil uma nação de homens e mulheres cordiais; deveria também ser uma nação que compreendesse a importância da inclusão. No entanto, apenas com o desenvolvimento da corrente pedagógica principalmente defendida pelo educador Paulo Freire entre os anos 80 e 90, começou haver no Brasil estudos sobre a pedagogia da inclusão e da pedagogia da autonomia. Este trabalho, faz parte do recorte bibliográfico da dissertação de mestrado apresentada à Universidad Autónoma de Asunción - UAA /PY, a qual teve como objetivo geral analisar a experiência docente no referente à inclusão social na rede estadual de ensino público na cidade de Belém do Pará / BR
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