A integração cooperativa como ferramenta pedagógica da educação inclusiva
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Integração cooperativa, Ferramentas pedagógicasResumo
A compreensão de uma educação inclusiva vai muito além do que se refere a prática do mero conhecimento no cuidar do ser com ou sem necessidades especiais, entendimento esse, que relaciona-se coletivamente meio as lutas pela promoção de adaptações e pela comunicação por meio de múltiplas linguagens, articulando de forma heterogênea os atores e recursos para eliminar as barreiras e os preconceitos que as pessoas com múltiplas necessidades possam ter, mesmo em pleno século XXI. O que nos convém a tentarmos facilitar o seu acesso aos ambientes, conhecimentos e às práticas sociais de forma igualitária e humanizada. Considerando então a proposta de integração cooperativa, destacamos a concretização das políticas públicas de inclusão, no sentido de beneficiar a todos os alunos quer nas suas aprendizagens quer nas suas atitudes. Mas, para que isso possa ocorrer efetivamente, compreendemos que na escola inclusiva todos os atores tem seu papel fundamental na construção desses processos educacionais, contribuindo assim no combate aos preconceitos e as exclusões, colaborando com o favorecimentos das orientações pedagógicas, que irão minimizar as limitações do aluno inclusivo fortificando as suas potencialidades.
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