A integração cooperativa como ferramenta pedagógica da educação inclusiva

Autores

  • Antônio Fernando Santos Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Ivanilton Neves de Lima Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Marta Régia Pereira Carvalho Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Integração cooperativa, Ferramentas pedagógicas

Resumo

A compreensão de uma educação inclusiva vai muito além do que se refere a prática do mero conhecimento no cuidar do ser com ou sem necessidades especiais, entendimento esse, que relaciona-se coletivamente meio as lutas pela promoção de adaptações e pela comunicação por meio de múltiplas linguagens, articulando de forma heterogênea os atores e recursos para eliminar as barreiras e os preconceitos que as pessoas com múltiplas necessidades possam ter, mesmo em pleno século XXI. O que nos convém a tentarmos facilitar o seu acesso aos ambientes, conhecimentos e às práticas sociais de forma igualitária e humanizada. Considerando então a proposta de integração cooperativa, destacamos a concretização das políticas públicas de inclusão, no sentido de beneficiar a todos os alunos quer nas suas aprendizagens quer nas suas atitudes. Mas, para que isso possa ocorrer efetivamente, compreendemos que na escola inclusiva todos os atores tem seu papel fundamental na construção desses processos educacionais, contribuindo assim no combate aos preconceitos e as exclusões, colaborando com o favorecimentos das orientações pedagógicas, que irão minimizar as limitações do aluno inclusivo fortificando as suas potencialidades.

 

Biografia do Autor

Antônio Fernando Santos, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental – UTIC, Assunção / PY. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana – UNINTER, em Assunção / PY. Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena com Habilitação em Administração Escolar pela Faculdade São Luís de França – FSLF / Aracaju SE. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior – FSLF / Aracaju SE. Membro Correspondente da Academia Canindeense de Letras e Artes – ACLAS, no município de Canindé de São Francisco/SE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0816696985405256   

Ivanilton Neves de Lima, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC, Assunção / PY. Mestre em Educação Matemática e licenciado em Matemática pela UESC-BA. Professor do EBTT do Instituto Federal Baiano - IFBAIANO.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/0376660518827393.

Marta Régia Pereira Carvalho, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC, Assunção / PY. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade San Lorenzo em Asunción – PY. Graduação em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão – IFECT. Especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento pelo INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF / MA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0614511276256512. 

Referências

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Publicado

2023-01-29

Como Citar

Santos, A. F. ., Lima, I. N. de, & Carvalho, M. R. P. . (2023). A integração cooperativa como ferramenta pedagógica da educação inclusiva. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 90–98. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/76