Com licença, professor! A educação na escola bíblica dominical é formal ou não formal?

Autores

  • Jevison Cesário Santa Cruz Instituto Aliança de Linguística, Teologia e Humanidades - IALTH

Palavras-chave:

Educação Não Formal. Escola Bíblica Dominical. Discurso.

Resumo

Os processos educacionais acontecem em todos os lugares, inclusive nos espaços eclesiásticos. Desta feita, o presente estudo procurou analisar às práticas educacionais no ambiente da Escola Bíblica Dominical, procurando compreender seu espaço na modalidade de educação formal ou não formal. Como metodologia fizemos uso da abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa, uma igreja evangélica localizada na zona norte da cidade do Recife/PE. O estudo contou com a participação de oito sujeitos entrevistados. Com relação a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Como resultados, encontramos às práticas da E.B.D mais próximas da educação não formal. Quanto às ideologias atuantes nos discursos, podemos observar a presença da ideologia positiva, da ideologia proselitista e da ideologia conservadora. 

Biografia do Autor

Jevison Cesário Santa Cruz, Instituto Aliança de Linguística, Teologia e Humanidades - IALTH

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2020), com pesquisa vinculada a linha de Teoria e História. Graduação em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN, 2011), Especialização em Psicopedagogia, (FATIN, 2014), Especialização em Ciências da Religião (FETAC, 2022) e Pedagogia (UNAR, 2022). 

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Publicado

2023-02-06

Como Citar

Cesário Santa Cruz, J. (2023). Com licença, professor! A educação na escola bíblica dominical é formal ou não formal?. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 136–153. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/77