Educação e saúde: uma proposta de implantação da farmácia viva nas escolas públicas
Palavras-chave:
Práticas integrativas, Educação ambiental, Diversidade culturalResumo
O uso das plantas medicinais nas mais variadas formas tem crescido nesses últimos anos. A terapêutica medicamentosa predominante nas primeiras décadas do século XX, decaiu a tal ponto que quase foi extinta. Hoje, passou ocupar novamente um papel fundamental na atenção primária à saúde, fato esse, amparado pelas orientações da OMS. A implantação da Farmácia Viva tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, através do tratamento constante da saúde e da educação ambiental. A ideia básica da farmácia viva é ter sempre ao alcance das mãos as plantas medicinais indicadas para o tratamento de sintomas e doenças de menor gravidade. O horto escolar com planta medicinais torna-se um importante instrumento na pratica pedagógica, pois possibilita a promoção de espaço de saúde, cidadania, aprendizagem e permite a conservação desse etnoconhecimento. O presente artigo, trata-se de um apanhado bibliográfico de foco qualitativo no qual visa socializar as práticas integrativas e complementares com o objetivo de despertar nos atores sociais, o desejo de desenvolverem projetos que contribuam efetivamente para construção e Implantação da Farmácia Viva nas escolas.
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