Educação e saúde: uma proposta de implantação da farmácia viva nas escolas públicas

Autores

  • Elaine Ozorio do Carmo Rede Municipal de Ensino de Viçosa - MG
  • Vânia Aparecida Santos da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Práticas integrativas, Educação ambiental, Diversidade cultural

Resumo

O uso das plantas medicinais nas mais variadas formas tem crescido nesses últimos anos. A terapêutica medicamentosa predominante nas primeiras décadas do século XX, decaiu a tal ponto que quase foi extinta. Hoje, passou ocupar novamente um papel fundamental na atenção primária à saúde, fato esse, amparado pelas orientações da OMS. A implantação da Farmácia Viva tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, através do tratamento constante da saúde e da educação ambiental. A ideia básica da farmácia viva é ter sempre ao alcance das mãos as plantas medicinais indicadas para o tratamento de sintomas e doenças de menor gravidade. O horto escolar com planta medicinais torna-se um importante instrumento na pratica pedagógica, pois possibilita a promoção de espaço de saúde, cidadania, aprendizagem e permite a conservação desse etnoconhecimento. O presente artigo, trata-se de um apanhado bibliográfico de foco qualitativo no qual visa socializar as práticas integrativas e complementares com o objetivo de despertar nos atores sociais, o desejo de desenvolverem projetos que contribuam efetivamente para construção e Implantação da Farmácia Viva nas escolas.

 

Biografia do Autor

Elaine Ozorio do Carmo, Rede Municipal de Ensino de Viçosa - MG

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Viçosa – UFV / MG. Funcionária pública efetiva da rede Municipal de Ensino de Viçosa – MG. 

Vânia Aparecida Santos da Silva , Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade tecnológica intercontinental – UTIC em Assunção / PY. Lattes http://lattes.cnpq.br/8758428562618789

Referências

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

Carmo, E. O. do ., & Silva , V. A. S. da . (2023). Educação e saúde: uma proposta de implantação da farmácia viva nas escolas públicas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 99–106. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/78