Impactos ambientais e o ensino de biologia para a prática social

Autores

  • Raimunda Vieira de Lima Centro Universitário Internacional -UNINTER 
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Luana Samara Ramalho dos Santos Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Jaasias do Amaral de Souza Universidade Estadual do vale do Acaraú - UVA
  • Maria de Nazaré da Silva Sousa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
  • Simone do Socorro A. Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Impactos ambientais, Alunos

Resumo

O presente artigo tem como foco uma abordagem sobre os impactos ambientais dentro do ensino de biologia. Teve-se como objetivo geral contribuir com a formação de cidadãos ecologicamente responsáveis. Metodologicamente o estudo caracteriza-se por meio de uma pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos, artigos e livros de autores como Bianchi e Rocha (2016), Leôncio (2016), Brasil (1997), Lima (2007), Sanches (2006) entre outros, que enfocam o tema em questão. O referencial teórico utilizado para embasar as discussões é formado com base nas leituras feitas nos artigos e livros desses teóricos, e subdividido em capítulos onde se discute sobre os impactos ambientais, o histórico do ensino de biologia e como é trabalhado os impactos ambientais na disciplina de biologia. Obteve-se como resultado que é de extrema importância estudar dentro da disciplina de biologia os impactos ambientais, assim, pode-se contribuir para que o ato de educar implique em uma visão de mundo onde os alunos vão ter atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, atitudes que evitem usar de forma indevida os recursos naturais e o espaço físico ao seu redor.

 

Biografia do Autor

Raimunda Vieira de Lima , Centro Universitário Internacional -UNINTER 

Graduada em Pedagogia, pela Centro Universitário Internacional -UNINTER 

Maria Durciane Oliveira Brito , Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC. 

Luana Samara Ramalho dos Santos, Universidade Católica de Brasília - UCB

Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Brasília - UCB. 

Jaasias do Amaral de Souza , Universidade Estadual do vale do Acaraú - UVA

Graduado em História, pela Universidade Estadual do vale do Acaraú - UVA.

Maria de Nazaré da Silva Sousa, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. 

Simone do Socorro A. Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 

Referências

DE ASSIS, Aiany Ruth Silva; CHAVES, Manoel Rodrigues. A Educação Ambiental e o ensino de biologia para a prática social. Espaço em Revista, v. 16, n. 1, 2014.

BIANCHI, Vidica. ROCHA, Vanessa Ribeiro da. Sobre impactos ambientais em livro didáticos de biologia do ensino médio. Revista da SBEnBio - Número 9 – 2016.

BRASIL. Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe a educação ambiental institui a Política Nacional da Educação Ambiental e dá providencias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e saúde. Brasília: MEC, 1997. 128 p.

CASCINO, Fábio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA. Resolução n. 01 de janeiro de 1986. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 12 fev. 1986.

LEÔNCIO, Rhanna. Os problemas ambientais urbanos e suas origens. 2016.

LIMA, Ana Marina Martins de; et.al. Proposição de Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental no Instituto Adolfo Lutz, Centro Universitário SENAC–Campus Jabaquara – Pós-graduação em Gestão Ambiental, São Paulo, 2007

MOREIRA, Inês da Silva. Serviço social e meio ambiente: a contribuição do assistente Social em Programa de Aceleração do Crescimento. 165p. Tese (Doutorado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. 2013.

NASCIMENTO,Fabrício do. FERNANDES Hylio Laganá, MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. 2010. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba.

SÁNCHEZ, Luiz Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental: conceito e métodos. Oficina dos Textos: São Paulo, 2006.

SILVA, Patrícia Raquel de Sousa. A formação para o ensino de ciências no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Bahia. 2012.

SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da. Processo de reflexão orientada na formação de professores dos anos iniciais: concepções e prática sobre o ensino de ciências. Tese de doutorado. 2015.

SOBRINHO, Raimundo de Sousa: A importância do ensino da biologia para o cotidiano. 2009. Disponível em:

SOUZA, Líria Alves de. Impactos Ambientais. Artigo HTML. 2017.

UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para um desenvolvimento sustentável 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO,2005.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

Lima , R. V. de ., Brito , M. D. O. ., Santos, L. S. R. dos ., Souza , J. do A. de, Sousa, M. de N. da S. ., & Lima, S. do S. A. . (2023). Impactos ambientais e o ensino de biologia para a prática social. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 107–120. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/79