Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural

Autores

  • Leonardo Santos Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba.
  • Moisés Souza do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba.
  • Maria Durciane Brito Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC
  • Rita de Cássia Elias de Souza Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR.
  • Davi Nascimento Costa Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
  • Teresa Fortes Castelo Branco Faculdade Dexter

Palavras-chave:

Educação inclusiva, dificuldades, tecnologia, exclusão.

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa científica qualitativa realizada em 2020, época em que o mundo enfrenta uma das maiores crises sanitárias da história: o novo coronavírus (Covid-19). Milhares de instituições, alunos e professores, tiveram que se adaptar e reinventar neste momento de crise utilizando assim, os meios tecnológicos e midiáticos para a transmissão de aulas e disseminação dos conteúdos escolares. No entanto, essa “reinvenção” inevitavelmente, acarretou um excesso de desigualdades e exclusões, relacionadas a estudantes com dificuldades ou sem acesso à internet. Pensando-se nisso e na grande maioria dos discentes residentes nas zonas rurais dos municípios de Luís Correia - PI e Araioses - MA, escreveu-se o seguinte artigo com o tema: Educação inclusiva digital em época de pandemia: um relato de experiência de alunos da zona rural, que tem por objetivo fazer com que estudantes da rede estadual de ensino da zona rural dos municípios já supracitados, relatem suas experiências em relação às aulas remotas em plena época de “crise” e “reinvenção”, através de entrevista. Assim, futuros pesquisadores poderão ter acesso a um material com foco na educação inclusiva digital, para evitar ambiguidade em suas pesquisas e estudantes da rede estadual de ensino, poderão relatar suas dificuldades alçadas em tempos de crise.

Biografia do Autor

Leonardo Santos Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba.

Graduando do curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba.

Moisés Souza do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba.

Graduando do curso de Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Piauí – Campus Alexandre Alves de Oliveira. Técnico em Administração pelo Instituto Federal do Piauí – campus Parnaíba.

Maria Durciane Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC

Mestranda em Ciências da Educação pela UTIC – PY; Graduanda em Letras Libras – UNIASSELVI; Graduada em Pedagogia – UFPI; Especialista em Libras - INTA; Especialista em Educação Infantil – ISEPRO; Especialista em Libras – UFPI, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar - FIAR.

Rita de Cássia Elias de Souza, Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR.

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR.

Davi Nascimento Costa, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Graduando em Ciências Biológicas Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Teresa Fortes Castelo Branco, Faculdade Dexter

Graduada em Administração de Empresas- UFPI; Especialista em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (DEXTER).

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Publicado

2021-12-26

Como Citar

Miranda, L. S. ., Nascimento, M. S. do ., Brito, M. D., Souza, R. de C. E. de ., Costa, D. N. ., & Branco, T. F. C. . (2021). Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 2, 89–99. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/8