Evasão escolar na escola Quilombola: principais fatores nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Rosenilde dos Santos Mira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Escolas Quilombolas, Evasão, Distorção idade/série

Resumo

O artigo apresentado estudos sobre o tema Evasão Escolar na escola quilombola, enfatizando os principais fatores nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, teve-se como objetivo analisar a evasão escolar e a distorção idade-série no ensino fundamental das escolas Quilombolas localizadas nas áreas rurais. Esta investigação é caracterizada pelo uso da pesquisa bibliográfica para seleção de fontes para a organização do marco teórico e fundamentar os resultados. Dessa forma, conseguiu-se analisar o fracasso do ensino pela evasão escolar, identificar os principais fatores da evasão e da distorção idade-série, e, abordar sobre os fatores de evasão e a distorção idade-série nas escolas quilombolas. Por fim, chegou-se à conclusão de que os alunos, não se apresentam muito motivados, devido a várias dificuldades impostas pela sociedade. Como em qualquer outra escola os alunos apresentam dificuldades em determinadas disciplinas, se sentem desmotivados com aulas que não prendem a atenção deles, no entanto, muitos almejam concluir o ensino básico e construir um futuro melhor. Em relação aos professores, a maioria possui grande experiência na educação quilombola, mas falta infraestruturas nas escolas para dar suporte a um melhor ensino, material didático especializado e principalmente investimento em formações continuadas para a atualização das técnicas de ensino para que isso possa incentivar o aluno.

 

Biografia do Autor

Rosenilde dos Santos Mira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciencias Sociales- FICS.

Jacyguara Costa Pinto, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutor em Ciência da Educação, Graduado em História e Pedagogia, autor de vários artigos e dos Livros: Aplicabilidade da Lei 10.639/23 na proposta da Educação Superior; Um grito de Liberdade: Tendências e resiliências Étnico-Raciais. Atualmente professor Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica – EBTT, atuando no sistema modular de ensino/ SEED/UEFUM. Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Referências

DE ALMEIDA, Rosane Maria Pogere; KAIM, Joziane. Vivências e memórias no espaço escolar, um relato de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 65080-65088, 2020.

ARRUTI, J. M. Notas Sobre as Iniciativas Federais em Educação no Contexto das Políticas Públicas Para Quilombos. In: Educação escolar quilombola: pilões, peneiras e conhecimento escolar / Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação (Cadernos temáticos da diversidade). Curitiba: SEED. 2010. 103p.

BEZERRA, C.; SCHOLZ, R.; ADEODATO, P.; PONTES, T.; SILVA, I. Evasão Escolar: Aplicando Mineração de Dados para Identificar Variáveis Relevantes. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1096-1105. 2016.

BISSARO, D. Z.; ELIAS, E. M. C.; BECEVELLI, S. L.; COSTA, S. M. COSTA, T.G.F. Evasão e abandono escolar: os desafios de conter seu avanço, as causas e consequências- estudo de caso na Escola Municipal “João Mendonça”, em Teixeira de Freitas- Bahia. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. 3481 - 412, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 de Janeiro de 2022.

CARRIL, L. F. B. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 22 n. 69. p. 539-564, 2017.

CASTRO, J. A. Evolução e Desigualdade na Educação Brasileira. Educação e Sociedade, v. 30, n. 108, p. 673-697. 2009.

DOS SANTOS, Doroselma Nunes et al. As Novas Tecnologias e suas Influências no Ensino Fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 305-314, 2022.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES (FCP). Certificação Quilombola. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/?page_id=37551. Acesso em: 30 de janeiro.

HADDAD, C.R.; FRANCO, A.F.; SILVA, D. V. Os Motivos Da Evasão Escolar: Uma Análise Do Programa Fica. X Congresso Nacional de educação-EDUCERE. Curitiba, p. 275- 276, nov. 2011.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo da Educação Básica 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatistica s_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2017.pdf. Acesso em: 16 fevereiro de 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação 2019. Brasília 2019. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao.html. Acesso: 24 de janeiro de 2022.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA 2015- 2081- Textos para a educação. Educação Escolar Quilombola no Censo da Educação Básica - Brasília: Rio de Janeiro, Ipea 2015.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, BPS, n. 28, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação básica: Sinopse Estatística – 2014. Disponível em:< http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp>. Acesso: 01 de fevereiro de 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2020 - Divulgação dos resultados. Brasília: MEC, 2021.

LOPES, G. K. F. Programas e currículos. INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada; PRODIPE - Pró-Diretoria de Inovação Pedagogica. 1° edição, sobral. 2016

LORDÊLO, J. A. C., DAZZANI, M. V. Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009. 349p. Available from SciELO Books. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso; 30 de janeiro de 2022.

MCDERMOTT, E. R., ANDERSON, S., ZAFF, J. F. Dropout typologies: Relating profiles of risk and support to later educational re-engagement. Applied Developmental Science, v.22, n. 3, p. 217-232. 2018.

OLIVEIRA, J. V. G.; GUIMARÃES, A. T.; LIMA, M. A. M. Caminhos para uma Escola que Transforma: Do Tecnicismo Às Escolas de Educação Profissional Do Estado Do Ceará. VI congresso Nacional de educação. p. 1-12, 2019.

PEREIRA, M. D.; BARROS, E. A. A educação e a escola em tempos de Corona Vírus. Scientia Vitae. v. 9, n. 28, p. 591-605. 2020.

PEREIRA, R. C.; DIAS, A. S. As principais causas da evasão escolar: uma análise com estudantes do 6º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. VII congresso Nacional de educação. Educação como (re)Existencia: Mudança, conscientização e conhecimento. p. 1-11. 2020.

SILVA, A. R. F. Políticas públicas para comunidades quilombolas: uma luta em construção. Revista de Ciências Sociais, n. 48, p. 115-128. 2018.

SILVA, M. G. Territórios quilombolas no estado do amapá: um diagnóstico. XXI encontro Nacional de Geografia Agraria, Uberlândia MG, 2012.

SOARES, E. G. Educação escolar quilombola: reafirmação de uma política. Reunião cientifica Regional da ANPED. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. UFPR, 2016.

SOUZA, L.G. Avaliacao de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliacao pública. Pag 18-29. In: Avaliação educacional: desatando e reatando nós / Lordêlo, M. V.; Carvalho, D., Albertino, J. (organizadores). – Salvador: EDUFBA, 2009. 349 p.

UNICEF. Panorama Da Distorção Idade-Série no Brasil- Para Cada Criança. 2018. 27p.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Mira, R. dos S. ., & Pinto, J. C. . (2023). Evasão escolar na escola Quilombola: principais fatores nos anos finais do ensino fundamental. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 121–135. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/80