A importância das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Tecnologia, Aprendizagem, Recursos digitais, EnsinoResumo
Este artigo discute as questões referentes a importância das tecnologias digitais como recurso dinâmico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo compreender a importância das tecnologias digitais para ti=ornar o ensino e aprendizagem dos alunos mais dinâmico e efetivo. A metodologia para a construção deste artigo foi a pesquisa bibliográfica e documental. Após o estudo inferiu-se que o uso das tecnologias digitais na etapa final do ensino fundamental pode oportunizar aos docentes a elaboração de um trabalho bastante atraente e significativo para o desenvolvimento de seus alunos no processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que oportuniza ao aluno o domínio de saberes que serão essenciais durante sua vida adulta para a participação cidadã.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
DOS SANTOS, Doroselma Nunes et al. As Novas Tecnologias e suas Influências no Ensino Fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 305-314, 2022.
FERRAZ, Maria Heloisa; FERRARI, Maria F. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FADEL, Luciane Maria et al. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUIMARÃES, Angelo de Moura RIBEIRO, Antônio Mendes. Introdução às tecnologias da informação e da comunicação: tecnologia da informação e da comunicação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2009.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
MAIA, Maria Suely Deganutti; JACOMELLI, Milleni Kelly; BINDELA, Elda Maria Ferreira. O Uso das Plataformas Digitais como Promovedoras no Ensino e Aprendizagem do Ensino Médio. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 265-273, 2022.
MARQUES, Cristina P.C. Computador e Ensino: uma aplicação à língua portuguesa. 2. ed. São Paulo - SP: Ática, 2000.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas - SP: Papirus; 2000.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió. Edufal, 2002.
MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro: DPA,
MINAYO, M.C.S. (Org.) Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. 21ª ed. Págs. 16, 21, 22, 75, 76. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MORAES, S.A., TERUYA, T.K. Paulo Freire e formação do professor na sociedade tecnológica. Págs. 2, 5, 7. UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR. 2010.
MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 21ª edição revisada e atualizada. Págs.12, 31 e 53 – Campinas, SP: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Era das conexões tempo dos relacionamentos. Clube dos autores, 2009.
OLIVEIRA, Silvio Luís de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.
RIBEIRO, Antonia; CASTRO, Jane Margaeth; REGATTIERI, Marilda Machado Gomes. Tecnologias na sala de aula: uma experiência em escolas públicas de ensino médio. Brasília : UNESCO, MEC, 2007.
SAMPAIO, Marisa Narcizo. LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 6. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008.
SANTOS, Maria Lúcia. Do giz à era digital. São Paulo: Zouk, 2003.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 6. ed. Campinas - SP: Autores Associados, 2000.
YAZLLE, Claudia. Conteúdo metodológico e prática de ensino em creche e Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: SESES, 2015.