Benefícios da avaliação de desempenho pessoal na administração pública: uma análise na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB)

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Rafael Ribeiro de Souza Instituto Federal de Brasília - IFB

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Serviço público, Métodos de avaliação, Órgão público

Resumo

No contexto de eficiência e eficácia nas organizações públicas e privadas, no que tange a prestação dos serviços, a ferramenta avaliação de desempenho faz-se necessária, tendo como papel medir as ações individuais e/ou coletivas em uma equipe, possibilitando a tomada de decisão e a melhoria das atividades nas instituições públicas e privadas. O objetivo da pesquisa Analisar os benefícios do processo de avaliação de desempenho pessoal da Administração Pública, a partir da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), com base no seu Plano de Gestão por Performance. Afim de analisar o conceito e identificar os objetivos da avaliação de desempenho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros, artigos e sites. Para embasar o projeto, foi escolhida a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) por aplicar um plano de gestão por performance que demonstrou bons resultados. Por Fim, após as análises bibliográficas e conhecimento dos conceitos e objetivos, ficou evidente a importância da avaliação de desempenho no âmbito do crescimento organizacional.

 

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina (2015). Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional, com apoio do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES) pela Universitat Jaume I - UJI na Espanha (2019). Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É Coordenador da Área de Gestão e Negócios e do Curso Técnico em Comércio do campus Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão empresarial, gestão de pessoas, varejo, desenvolvimento local, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial. Atuou em diversas instituições públicas e privadas, onde foi secretário da juntade serviço militar da Prefeitura Municipal de Balsas - MA, coordenador de extensão do campus Taguatinga, coordenador de planejamento do Campus São Sebastião, diretor administrativo do campus Brasília e Diretor Geral do Campus Taguatinga Centro do IFB, Consultor empresarial na empresa PACTUS. Atuou também na iniciativa privada como proprietário do Supermercado Santo Antonio em Balsas MA, agropecuarista, com cultivo de arroz, milho e soja e criação de gado de corte no município de Fortaleza dos Nogueiras MA.

Rafael Ribeiro de Souza, Instituto Federal de Brasília - IFB

Tecnólogo em Gestão Pública pelo instituto Federal de Brasília, campus Brasília.

Referências

ANTONIO. Quais são os benefícios da avaliação de Desempenho? Unidade de Gestão e Formação, 2013. Disponível em:

BATALHA, F. O que é Avaliação de Desempenho e quais seus objetivos? Impulseup, 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. PORTARIA Nº 528, DE 26 DE SETEMBRO DE 2019. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 set. 2019. Seção 1, p. 27

BRASIL. PORTARIA Nº 4.451, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2021. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 fev. 2021. Seção 1, p. 5

CIRIBELLI, M. Como elaborar uma dissertação de mestrado. 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed, Rio de Janeiro, Elsevier, 2009 C.

CHIAVENATO. Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.Ed- Barueri, São Paulo: Manole, 2014.

CHIAVENATO, Idalterto. Desempenho Humano nas Empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados. 7. ed. São Paulo, Manole, 2016.

ENSSLIN, L., GIFFHORN, E., ENSSLIN, S. R., PETRI, S. M. & VIANNA, W. B. (2010) "Avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão-construtivista". Pesquisa Operacional, 30(1), 125-152.

GROTE, D. O Indicador de performance. Perguntas e respostas. Campus: Rio de Janeiro, 2003.

LEITE, Eduardo Dias; OLIVEIRA, Ricardo Machado Cardoso. Como as Teorias Motivacionais Influenciam os Funcionários do Banco do Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 117-131, 2022.

LEITE, Eduardo Dias; DE OLIVEIRA, Jade Santos; NERY, Mariana Botazini Pereira. Nível de Satisfação Educacional dos discentes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 229-251, 2022.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos. 3ª ed. São Paulo: Futura, 2000.

NATAL, A. As implicações da Avaliação de Desempenho no Setor Público. Catho, 2012.

PALUDO, R. C.; DEMARCO, T. T. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: uma ferramenta privilegiada para análise de resultados e tomada de decisão nas organizações. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, [S. l.], v. 2, p. e13598, 2017.

PEREIRA, Jair Oliveira. GESTÃO DE PESSOAS: Impactos da avaliação de desempenho no crescimento das instituições e do pessoal avaliado. Biblioteca digital do exército, 2018.

PONTES, Benedito Rodrigues. Avaliação de Desempenho: Métodos Clássicos e Contemporâneos, Avaliação por Objetivos, Competências e Equipes. 113 ed. São Paulo, LTr, 2010.

PONTES, Benedito Rodrigues. Avaliação de Desempenho: Métodos Clássicos e Contemporâneos, Avaliação por Objetivos, Competências e Equipes. 13ª ed. São Paulo, LTr, 2016.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Teoria dos Jogos: Conflito e Colaboração. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 1, p. 46-53, 2018.

RELATORIO DE INDICADORES DE DESEPENHO CAESB. Distrito Federal. Disponível em: <https://www.caesb.df.gov.br/indicadores-e-resultados>. Acesso em 01. Out. 2020.

RICHIERI, Sergio da Silva. Avaliação de Desempenho Profissional: Métodos e Tendências. Escola Superior da Cetesb, 03 jun 2016.

SILVA, Fabricia Sabrina Santos. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO. Escola de Governança Pública do Estado do Pará, 2017.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Leite, E. D., & Souza, R. R. de . (2023). Benefícios da avaliação de desempenho pessoal na administração pública: uma análise na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 207–221. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/85