Currículo oculto: Um importante fator nos processos da aprendizagem formal

Autores

  • Antônio Fernando Santos Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Currículo oculto, Ensino aprendizagem, Habilidades

Resumo

Muitas são as definições do currículo e sua abrangência configura-se em várias modalidades e enfoques, o que faz de certa forma, ser entendido ou interpretado de várias maneiras e formatos. Com isso, aquilo que deveria ser na realidade a cultura de sala de aula passa a ser uma série de processos educacionais correlacionados a prática docente e suas metodologias a serem aplicadas com decisões previamente estabelecidas e não construída de acordo com a vivencia do educando. Nesse contexto, percebemos o quanto o currículo oculto se faz necessário nos processos de ensino e aprendizagem escolar, colaborando com o desempenho das habilidades e competências tão exigidas nos objetivos dos planejamentos educacionais, dos projetos políticos pedagógicos e no currículo formal da escola. Esta produção textual teve como objetivo, abordar de forma qualitativa, a importância do currículo oculto nos processos da aprendizagem formal dos educandos, com foco no respeito as experiências e a diversidade multicultural.  

 

Biografia do Autor

Antônio Fernando Santos, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental – UTIC, Assunção / PY. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana – UNINTER, em Assunção / PY. Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena com Habilitação em Administração Escolar pela Faculdade São Luís de França – FSLF / Aracaju SE. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior – FSLF / Aracaju SE. Membro Correspondente da Academia Canindeense de Letras e Artes – ACLAS, no município de Canindé de São Francisco/SE.

Referências

ARAÚJO, Viviane Patricia Colloca. O conceito de currículo oculto e a formação docente. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018.

DA SILVA OLIVEIRA, Izomar. Currículo Oculto na Promoção do Conhecimento e Escolar: Vidas, Vivências e Realidades. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 184-193, 2022.

GRAPIGLIA, J. M. O Currículo na Formação do pedagogo. 2004.

GONCALVES, M. F. Currículo Oculto e Culturas de aprendizagem na formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 1994

LIBÂNEO, Antônio Carlos, Organização e gestão da escola: teoria e pratica – Goiania: Ed.Alternativa, 2001

MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977.

PINTO, Jacyguara Costa; DA COSTA BRITO, Paulo Ronaldo; MONTEIRO, Vanusa Rocha Moraes. Currículo escolar: o real e o ideal na zona rural do Estado do Amapá. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 233-245, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Hori-zonte: Autêntica, 2003

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Santos, A. F. . (2023). Currículo oculto: Um importante fator nos processos da aprendizagem formal. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 222–228. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/86