Modalidades do currículo: Currículo formal x currículo real concepções e características em sua construção

Autores

  • Ivanilton Neves de Lima Instituto Federal Baiano - IFBAIANO

Palavras-chave:

Currículo, Currículo formal, Currículo real

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar de maneira sucinta uma busca sobre suas concepções e características para uma construção do conhecimento no âmbito escolar do currículo formal e currículo real, para tanto será realizada uma análise crítica em relação a origem e o contexto do currículo. Assim, é possível perceber que o contexto histórico do currículo e do pensamento pedagógico brasileiro estão permeados de ideologias, relações de poder, valores e concepções diferenciadas em relação ao processo educacional como um todo. O artigo vem trazendo uma concepção do currículo, alguns dos tipos de currículos que existem e uma abordagem sobre o currículo formal e o currículo real. Um currículo não surge do nada, mas de uma necessidade social e principalmente econômica e cultural. Para tanto, perceber as diferenças entre os currículos é uma construção que começa com o nascimento da pessoa e se processa no decorrer de toda a sua vida enquanto sujeitos sociais.

 

Biografia do Autor

Ivanilton Neves de Lima , Instituto Federal Baiano - IFBAIANO

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC, Assunção / PY. Mestre em Educação Matemática e licenciado em Matemática pela UESC-BA. Professor do EBTT do Instituto Federal da Baiano - IFBAIANO. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/0376660518827393.

Referências

ANASTACIOS, Léa Ap et al. Poderes instáveis em educação. Educação & Sociedade, v. 23, p. 303-310, 2002.

BARRIOS, Aníbal Fretes. Modalidades del curriculum. San Lorenzo. Enero 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

DA SILVA OLIVEIRA, Izomar. Currículo Oculto na Promoção do Conhecimento e Escolar: Vidas, Vivências e Realidades. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 184-193, 2022.

DE MEZA, Beatriz M. Arrieta; CEPEDA, Rafael Daniel Meza. El currículum nulo y sus diferentes modalidades. Revista Iberoamericana de Educación, v. 25, n. 1, p. 1-9, 2001.

GARDUÑO, José María García. La consolidación de la teoría curricular en los Estados Unidos. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), v. 25, n. 2, p. 57-81, 1995.

GUERRA MONTOYA, J. W. Proceso de deseño curricular. Proyecto Formación de Directivos Docentes en Antioquia, 2007.

GUZMÁN PAZ, V. Teoría curricular. Red Tercer milênio, 2012.

LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

PINTO, Jacyguara Costa; DA COSTA BRITO, Paulo Ronaldo; MONTEIRO, Vanusa Rocha Moraes. Currículo escolar: o real e o ideal na zona rural do Estado do Amapá. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 233-245, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

SACRISTÁN, Gimeno. Abordagem ao conceito de currículo. In: Uma reflexão sobre a prática. Madri: Morata. Página 13-62, 1994.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo-: Uma Reflexão sobre a Prática. Penso Editora, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno (Ed.). Saberes e incertidumbres sobre el currículum. Ediciones Morata, 2013.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Lima , I. N. de. (2023). Modalidades do currículo: Currículo formal x currículo real concepções e características em sua construção. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 229–241. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/87