O desenvolvimento urbano tornando-se fundamento legal para a educação do campo em assentamentos no Estado do Amapá

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Rural, Políticas Públicas, Educação no Campo, Agroecologia

Resumo

Este artigo objetivou analisar o desenvolvimento urbano tornando-se fundamento legal para educação do campo em assentamentos no Estado do Amapá. Metodologicamente, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados analisam as manifestações de planejamento educacional e urbano em assentamentos de reforma agrária da região sul do Estado do Amapá, além de descrição de características do desenvolvimento urbano em áreas rurais, demonstrando as influências através das políticas públicas para a dinamização da educação do campo no sul do Estado. Chegou-se à conclusão de que a educação do campo tem acompanhado o processo de desenvolvimento de políticas públicas que tem proposto, como intenção política, o desenvolvimento rural de áreas e territórios distantes dos centros e desprovidos de toda a gama de recursos e apoio econômico e social para a expansão de suas atividades sociais e agroextrativistas.

Palavras Chaves: , , , .

Biografia do Autor

Jacyguara Costa Pinto, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutor em Ciências da Educação, Graduado em História e Pedagogia, Mestrando em Desenvolvimento Regional – Disciplina Agroecologia na UNIFAP, atualmente professor Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica – EBTT, atuando no sistema modular de ensino/ SEED/UEFUM, ORCID.

Referências

CAZELLA, Ademir Antonio et al. A construção de um território de desenvolvimento rural: recursos e ativos territoriais específicos. Revista do Desenvolvimento Regional – Redes, v. 24, n. 3, p. 49-74, 2019.

COSTA, Heliadora Georgete Pereira da; LOMBA, Roni Mayer. A licenciatura em educação do campo no estado do Amapá: desafios e perspectivas atuais. Revista NERA, v. 21, n. 41, p. 218–235, 2018.

LUTHER, Alessandra; GERHARDT, Tatiana Engel. O desenvolvimento rural nos discursos para a educação básica do campo. Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul, v. 1, n. 33, 2019.

MELO, Larissa Pinheiro de. Avaliação da adoção e impactos do sistema de agricultura com uso de corte e queima no Município de Mazagão. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Fundação Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017.

PANTOJA, Eliane Vieira. Desafios e perspectivas do transporte escolar rural: Comunidade Vila Maracá, Mazagão, Amapá. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo Ciências Agrárias e Biologia) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2021.

PAULA FILHO et al. Atualidades e desafios para o desenvolvimento rural sustentável no estado do Amapá. In: PORTO, Jadson; OLIVEIRA, Nilton Marques de (orgs.). Entre espaços regionais e locais: intenções de desenvolvimento. Maringá: Uniedusul, 2021, p. 80-88.

PIRAUX, Marc; CANIELLO, Márcio. Reflexões retrospectivas e prospectivas sobre a governança territorial para o desenvolvimento rural no Brasil. Revista Raízes, Campina Grande, v. 39, n. 2, p. 359-379, 2019.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Pinto, J. C. . (2023). O desenvolvimento urbano tornando-se fundamento legal para a educação do campo em assentamentos no Estado do Amapá. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 242–253. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/88