A importância da cooperação universidade - empresa na formação do profissional

Autores

  • Aldenor Soares dos Santos Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Carmelita Torres de Lacerda Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Marinalva de Sousa Barbosa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Gestão da aprendizagem, Cooperação universidade, Prática na formação universitária

Resumo

O presente artigo expõe um tema relevante para a educação ao tratar da gestão da aprendizagem nas universidades, pois apresenta uma abordagem focada na interação universidade-empresa e revela a significação ao apresentar a prática voltada para o estudo do caso concreto de cooperação do curso de Nutrição-escola fundamental, esperando ser de utilidade para a fundamentação didática na formação de futuros professores universitários, bem como para o enriquecimento dos estudos sobre o tema. O objetivo deste artigo é abordar o aspecto teórico do tema, compilando estudo de autores representativos e apresentando um caso concreto de cooperação universidade-empresa. Este tipo de pesquisa pode contribuir para evidenciar como as relações entre empresas e universidades estão avançando, e quais os aspectos, entre eles, burocracia da universidade e falta de objetivos comuns, precisam ser melhorados.

 

Biografia do Autor

Aldenor Soares dos Santos, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental-UTIC em assunção / PY, Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Palmeira dos Índios / AL. Pós-graduado em Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, Manaus / AM. Professor da Rede Estadual de Ensino do Amazonas – AM. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/5969218199954762.

Carmelita Torres de Lacerda, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental-UTIC em Assunção / PY, Pós-graduada em Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Meio Norte - FAEME, Coroatá / MA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina / PI. Docente da rede municipal de Ensino de Teresina / PI. 

Marinalva de Sousa Barbosa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental-UTIC em Assunção / PY, Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina / PI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Teresina / PI. Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Santo Agostinho Universidade Santo Augustinho – UNIFSA, Teresina / PI. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Maranhão, Gestora de Escola da Rede Municipal de Ensino em Teresina - PI. 

Referências

BRITO CRUZ, Carlos H. Universidade, Empresa e a Inovação Tecnológica. BRASIL. Ministerio da Ciencia e da Tecnologia. Interação: universidade empresa. Brasilia: IBCT, 1998.

FERREIRA, Gabriela Cardozo; SORIA, Alessandra Freitas; CLOSS, Lisiane. Gestão da interação Universidade-Empresa: o caso PUCRS. Sociedade e Estado, v. 27, p. 79-94, 2012.

GARCIA, Renato; RAPINI, Márcia; CÁRIO, Silvio. Estudos de caso da interação universidade-empresa no Brasil. Belo Horizonte: Face/UFMG, 2018.

IFMA. (16 de 07 de 2016). Parcerias, acordos e convênios internacionais.

LIMA, R. R., et al. VANTAGENS E LIMITAÇÕES DOS MODELOS DE INTERAÇÃO. INTERNATIONAL SYMPOSIUM TECNOLOGICAL INNOVATION ISTI, 463-471, 2018.

NACARATO, Adair Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 699-716, 2016.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

PLONSKI, A.G. Interação universidade empresa, Cooperação empresa-universidade no Brasil: um novo balanço prospectivo. Brasília: IBICT, 1998.

PLONSKI, Guilherme Ary. Cooperação universidade-empresa: um desafio gerencial complexo. Revista de Administração-RAUSP, v. 34, n. 4, p. 5-12, 1999.

ROSA, Rodrigo Assunção et al. Cooperação universidade-empresa: um estudo bibliométrico e sociométrico em periódicos científicos brasileiros de administração. Revista de Administração Unimep, v. 16, n. 1, p. 28-55, 2018.

RIGOBELLO JL, BERNARDES A, MOURA AA, ZANETTI ACB, SPIRI WC, GABRIEL CS. Estágio Supervisionado e competências gerenciais. Escola Anna Nery. 2018.

RATTNER, Henrique. Inovação tecnológica e pequenas empresas: uma questão de sobrevivência. Revista de Administração de Empresas, v. 24, p. 70-73, 1984.

SANTOS, Bruna Luiza et al. Cooperação universidade-empresa: fatores determinantes para a relação POLO/UFSC e EMBRACO. 2011.

SCHREINER, Wido H. Desafios para a interação universidade-empresa. Revista Educação & Tecnologia, n. 7, p. 112-132, 2003.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Santos, A. S. dos ., Lacerda, C. T. de, & Barbosa, M. de S. . (2023). A importância da cooperação universidade - empresa na formação do profissional. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 254–268. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/89