As TICs como instrumentos dinamizadores nos processos de ensino e aprendizagem

Autores

  • Izomar da Silva Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Jonas Bezerra da Costa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

TICs, Educação, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a eficiência da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem na educação. As tecnologias precisam ser apropriadas e utilizadas pelos docentes, estas desempenham papeis fundamentais nos sistemas de ensino. Em suma, todo o contexto educativo sinaliza claramente ao que precisa ser feito nos Planos de ensino para valorizar e dar lugar a uma nova prática educativa que favoreça a constituição de sujeitos autônomos e capazes de atuarem como agentes transformadores de realidades na sociedade em que vivem. Sob essa ótica, os docentes frente aos recursos tecnológicos devem reconfigurarem, dimensionarem e exercerem suas práticas com linguagens dinâmicas e produtivas possibilitando aos educandos o pleno desenvolvimento de suas faculdades cognitivas, seu preparo para o exercício da cidadania, tornando-o assim qualificado para o trabalho. O presente trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas, cujas coletas de informações foram realizadas através de levantamentos e análises de diferentes ideias viabilizadas por artigos e livros que tratam do tema apresentado. Fomenta-se, que as TICs na educação promovem a cidadania e estimulam a produção de conhecimentos e busca do saber, pois o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que lhes permitem utilizar seus esquemas mentais com base no uso racional mediado pela informação.

 

Biografia do Autor

Izomar da Silva Oliveira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Graduado em Letras com habilitação em Língua Inglesa Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas - UEMA. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa - IESF. Mestrado em Ciências da Educação - UCDB. Doutorando em Ciências da Educação - UTIC/PY. Professor efetivo na rede municipal de ensino em Boa Vista do Gurupi-MA e Cachoeira do Piriá- PA. 

 

Jonas Bezerra da Costa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Licenciado em Ciências Biológicas – Unemat. Licenciado em Geografia - Unemat. Professor Especialista em Educação Ambiental e Práticas Escolares - UNINTER. Mestre em Ciências da Educação – UDC/PY. Doutorando em Ciências da Educação – UTIC/PY. Professor efetivo na rede municipal de ensino em Guarantã do Norte/MT. 

Referências

BARBOSA A. F. (coord). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013. 2014.

BAHIENSE, V. A.; MOURA, M.A.; SILVA, E. F. Tecnologias, Códigos e Linguagens Aplicados à Educação. Editora Faibra: Terezina, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRANT, João.O lugar da educação no confronto entre colaboração e competição. In.: PRETTO, Nelson De Luca; SILVEIRA, Sergio Amadeu (Orgs). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 69-74.

CHAGAS, Catarina. Novas perspectivas tecnológicas. Revista TV Escola, Curitiba, n. 3, p. 16, nov. /dez. 2010.

CHAVES, Eduardo. Tecnologia na Educação, Ensino a Distância e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia: Conceitos Básicos.

GONZÁLEZ GARCÍA, Marta I.; PÉREZ SEDEÑO, Eulalia. Ciencia, tecnologia y género. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnologia, Sociedad y Innovación, n. 2, Enero-Abril 2002.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e o ensino presencial e a distância. 9 ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

MEC. Mais escolas terão internet banda larga. 2008.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.

MORAES, Maria Cândida. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp/ Nied, 2002.

Peter Drucker, As Novas Realidades, tradução do Inglês de Carlos Afonso Malferrari (Livraria Pioneira Editora, São Paulo, SP, 1989), p. 213.

POLATO, Amanda. Tecnologia + conteúdos = oportunidades de ensino. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 223, p. 50, jun./jul. 2009.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica. Revista Thema, v. 16, n. 1, p. 42-49, 2019.

SANTOS, R. S.; SANTOS, E. O. Cibercultura: Redes Educativas e Práticas Cotidianas. Revista Eletrônica Pesquieduca. V. 04, n. 07. Jan-jul. 2012. p.159-183.

SILVA, R. V. Gestão de empresas na era do conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003.

VALENTE, José Armando. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993.

Downloads

Publicado

2023-02-17

Como Citar

Oliveira, I. da S. ., & Costa, J. B. da . (2023). As TICs como instrumentos dinamizadores nos processos de ensino e aprendizagem . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 269–282. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/92