Pandemia da COVID-19, seus reflexos no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental
Palavras-chave:
COVID-19, Ensino Fundamental, AprendizagemResumo
Muitos países em todo o mundo mudaram para o ensino remoto como um meio de continuar a educação durante a pandemia do COVID-19. A educação online significava realizar os processos pedagógicos por meio do uso de dispositivos eletrônicos que os alunos pudessem acessar, como smartphones, laptops e computadores. Este trabalho de pesquisa aborda a relação do status socioeconômico com o aprendizado eletrônico de emergência de estudantes durante o período de bloqueio da COVID-19. Em resumo, a atual pandemia de COVID-19 apresenta desafios significativos para os sistemas educacionais e sociais dos países da região que devem ser enfrentados de maneira coordenada. Também oferece lições valiosas sobre as reais prioridades da vida como parte de uma comunidade. Hoje, esses desafios e lições oferecem a perspectiva de repensar o propósito da educação e seu papel na manutenção da vida e da dignidade humana, para que ninguém seja deixado para trás.
Referências
BENEDITO, S. V. C.; CASTRO-FILHO, P. J. A educação básica cearense em época de pandemia de Corona vírus (COVID-19): perspectivas e desafios no cenário educacional brasileiro. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 58 - 71, 2020.
CAMPOS, C. R.; PERIN, A. P.; PITA, A. P G. Reflexões sobre o impacto da pandemia do covid-19 na educação. Prometeica, [S. l.], n. 24, p. 143-156, 2022.
CARNEIRO, L. A. et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e267985485, 2020.
DA SILVA ALMEIDA, Ely; DA SILVA SANSES, Gilcélia; DA ROCHA, Rosenilda Sandra Fernandes. Juventude: Impacto da Covid-19 na Educação e as Estratégias para o Ensino não Presencial no Amapá. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 74-89, 2022.
DE ANDRADE COSTA, Jefferson et al. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80-95, 2021.
GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, [S. l.], v. 24, p. 335-342, 2015.
JARDILINO, J. R. L. et al. Condições educacionais e a exclusão digital na pandemia - 2020-2021: o caso da educação pública na Região dos Inconfidentes, MG. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 91–112, 2022.
LEMOS, L. M. R.; SARLO, A. L. S. Efeitos da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e5981-e5981, 2021.
LIMA, H. A. B.; MOTA-NETO, I. B. Desafios encontrados pela docência no ensino remoto diante da pandemia: uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 15–28, 2021.
NUNES, C. P.; RAIC, D. F. F.; SOUZA, E. M. F. A educação na pandemia: indagações sobre trabalho docente, currículo e ensino remoto. Revista Tempos e Espaços em Educação, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 6, 2021.
PEREIRA, J. G.; NUNES; SANTIAGO, S. B. Perspectivas e desafios do ensino brasileiro: uma revisão da educação remota na pandemia do COVID-19. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 16, p. e022004. 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
SILVA, L.; BOSSLE, F. Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na educação física escolar. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 63–72, 2022.
SOUZA, F. F.; DAINEZ, D. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Praxis educativa, [S. l.], v. 15, p. 1-15, 2020.
SOUZA, A. P. G.; REALI, A. M. M. R. Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia. Práxis Educacional, [S. l.], v. 18, n. 49, p. e9099, 2022.
VIEIRA, M. F.; SILVA, C. M. S. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 28, p. 1013-1031, dez. 2020