A poesia como ferramenta pedagógica
despertando a sensibilidade e a criatividade em sala de aula
Palavras-chave:
Literatura, Poesia, Práticas pedagógicasResumo
A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor. O ensino da literatura parece tão estático que quase ninguém dá a importância devida e a poesia no Ensino Médio mais ainda, seu espaço no cotidiano escolar é reduzido, ou quando muito, ela é usada como pretexto para o estudo de gramática, de vocabulário, de interpretação. As metodologias aplicadas pelos docentes nem sempre são adequadas, pois a poesia é trabalhada obedecendo ao programa didático-pedagógico da escola, desprovida dos objetivos específicos. Sabe-se que a literatura tem poder transformador e a poesia o papel de sensibilizador na vida dos seres humanos, e ainda assim, as escolas trabalham mais os textos em prosa. Cabe ao professor explorar mais os textos poéticos que possam encantar os alunos, isso depende de criatividade e de capacitação, pois ele,o professor, contribui essencialmente para o hábito de leitura. Assim, esta pesquisa propõe reflexões sobre a importância da poesia em sala de aula despertando as reflexões críticas pela sensibilização dos alunos através de leituras de textos poéticos. Este artigo tem como objetivo averiguar a compreensão dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Carapanatuba no município de Macapá – AP. Através do método investigativo observacional com foco qualitativo, realizamos um estudo de caso tendo como participantes uma turma do 1º ano do ensino médio, também foi feita uma consulta bibliográfica de obras atualizadas e contemporâneas em artigos, livros e periódicos científicos com a finalidade de compreender as práticas pedagógicas no ensino da disciplina literatura e a real viabilidade do ensino da poesia no Ensino Médio.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A educação do ser poético: arte e educação. Ano 3, no 15, out 1974.
AQUINO, Ítalo de Sousa. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.
CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. 5ª. ed. São Paulo. Ática, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GEBARA, Ana Elvira Luciano. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crian-ças. São Paulo: Cortes, 2002. (Coleção aprender e ensinar com textos, v. 10)
GIL, A. C. Metodologias quantitativas e qualitativas. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, Jeosafá Fernandes. Poesia na escola 12 receitas do professor Jeosafá: ensi-no médio. 1ª ed. São Paulo: Biruta, 2009.
JEAN, Georges. Na Escola da Poesia. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 1989.
JOSÉ, Elias. A poesia pede passagem: um guia para levar a poesia às escolas. São Paulo: Paulus, 2003.
MENDONÇA E SILVA, M. R. S. de . Gêneros textuais: um importante integrante na es-trutura da comunicação. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 8, p. 342–350, 2024. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/218. Acesso em: 26 set. 2024.
MERMELSTEIN, Miriam. Subsídios para trabalhar com poesia em sala de aula. Disponí-vel em http://www.moderna.com.br/moderna/literatrura/caronanapoesia. Acesso em: 17 no-vembro 2011.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literário, 7ª. ed. Cultrix: São Paulo, 1995.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros cur-riculares nacionais para o ensino médio. Brasília, 2000.
MICHELETTI, Guaraciaba.; PERES, Letícia Paula de Freitas & GEBARA, Ana Elvira Lucia-no. Leitura e Construção do Real: o Lugar da Poesia e da Ficção. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002(Coleção Aprender e Ensinar com Textos, v. 4) (Org.). Geral Lígia Chiappini
PAES, José Paulo; et.al. Poesias. São Paulo: Ática, 2002.
SANTOS, A. F.. Os impactos da COVID-19 nos processos de ensino – aprendizagem: uma pesquisa resultante do período pandêmico dos anos letivos 2021 / 2022 / 2023 no Colégio Estadual 24 de outubro no município de Aracajú – SE. Tese (Doutorado). Rebena - Revista Bra-sileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 9, 2024. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/248. Acesso em: 2 out. 2024.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: autêntica, 2007.
TOMAZ, M.. A Educação e a autonomia do indivíduo: uma síntese com base nos saberes filosóficos de Maria Montessori, Jean Piaget e Immanuel Kant. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 9, p. 156–162, 2024. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/234. Acesso em: 2 out. 2024.