A poesia como ferramenta pedagógica

despertando a sensibilidade e a criatividade em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Poesia, Práticas pedagógicas

Resumo

A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor. O ensino da literatura parece tão estático que quase ninguém dá a importância devida e a poesia no Ensino Médio mais ainda, seu espaço no cotidiano escolar é reduzido, ou quando muito, ela é usada como pretexto para o estudo de gramática, de vocabulário, de interpretação. As metodologias aplicadas pelos docentes nem sempre são adequadas, pois a poesia é trabalhada obedecendo ao programa didático-pedagógico da escola, desprovida dos objetivos específicos. Sabe-se que a literatura tem poder transformador e a poesia o papel de sensibilizador na vida dos seres humanos, e ainda assim, as escolas trabalham mais os textos em prosa. Cabe ao professor explorar mais os textos poéticos que possam encantar os alunos, isso depende de criatividade e de capacitação, pois ele,o professor, contribui essencialmente para o hábito de leitura. Assim, esta pesquisa propõe reflexões sobre a importância da poesia em sala de aula despertando as reflexões críticas pela sensibilização dos alunos através de leituras de textos poéticos. Este artigo tem como objetivo averiguar a compreensão dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Carapanatuba no município de Macapá – AP. Através do método investigativo observacional com foco qualitativo, realizamos um estudo de caso tendo como participantes uma turma do 1º ano do ensino médio, também foi feita uma consulta bibliográfica de obras atualizadas e contemporâneas em artigos, livros e periódicos científicos com a finalidade de compreender as práticas pedagógicas no ensino da disciplina literatura e a real viabilidade do ensino da poesia no Ensino Médio.

 

Biografia do Autor

Maria Edna da Silva Ribeiro, Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Mestranda em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción - UAA. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura com complementação no Ensino Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Macapá – FAMA, Licenciada Plena em Letras-Francês pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Graduanda em Letras-Espanhol EAD pela Uniasselvi. Professora efetiva do Governo do Estado do Amapá, atua desde 1996 na Educação Básica com as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Ribeiro, M. E. da S. . (2024). A poesia como ferramenta pedagógica: despertando a sensibilidade e a criatividade em sala de aula. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 324–334. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/264